top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Exposição: Imagens de Dentro. Projeto Jovens Pelo fim da violência

Atualizado: 18 de mai.

Em 2022, foi desenvolvido um projeto de Direitos Humanos e Fotografia, oferecido pelo Promundo, no âmbito dos Jovens Pelo Fim da Violência. O curso foi voltado para adolescentes e jovens das favelas do Morro dos Prazeres, Cerro Corá e outras comunidades próximas.


O curso resultou na exposição “Imagens de Dentro”, que terá catálogo montado a partir das fotografias realizadas pelos próprios jovens participantes. Além de aulas técnicas de fotografia, aprimorando os saberes neste sentido, houve também intensas trocas temáticas, em um processo imersivo e coletivo, pautado na escuta atenta tanto dos educadores quanto dos educandos.




A ideia do curso foi a de criar uma rede de fotógrafos populares, que possam criar suas próprias narrativas através de suas vivências e bagagens sociais, buscando autonomia e protagonismo a partir da produção fotográfica. O curso se conecta às metodologias já existentes do Promundo, já utilizadas em outros contextos, e que trabalham equidade racial, equidade de gênero e empoderamento feminino, masculinidades, paternidades e o olhar a partir da infância, além de outras temáticas similares.



Alguns dos participantes ressaltaram, no vídeo de bastidores, que pretendem seguir no mundo da fotografia e que suas vivências foram ressignificadas e validadas por eles próprios, através do processo coletivo do curso que realizaram ao longo de alguns meses. Tal vivência não somente permitiu que os jovens passassem por um processo de autoconhecimento, mas, sobretudo, que tivessem um maior reconhecimento do empoderamento através da arte produzida por eles mesmos. Temáticas como violências baseadas em gênero, a partir do curso e das fotografias, são problematizadas e colocadas em xeque pelos fotógrafos participantes, buscando uma mudança de paradigma a partir de seus olhares.


Assim, o Promundo reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e a ressiginificação de masculinidades, propondo processos coletivos e autorais, que possam provocar mudanças no cotidiano de jovens e adolescentes. Convidamo-os a conhecer melhor os artistas que compõem a exposição e seus trabalhos! A exposição inicia hoje, dia 21 de janeiro de 2022, tem curadoria de Dayana Gomes Sabany e Thais Alvarenga e fica disponível no Centro Municipal Parque das Ruínas, com entrada franca, até o dia 18 de fevereiro de 2022.




Vamos juntos, juntas e juntes?


ONDE: Centro Municipal Parque das Ruínas

QUANDO: A partir de 21 de janeiro até 18 de fevereiro de 2023

ENTRADA FRANCA



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page