Há dez anos o Promundo trabalha no Santa Marta pelo fortalecimento das bases de apoio familiares e comunitárias e pela promoção da igualdade de gênero. Durante esse tempo, percebemos que alguns pais se sentiam excluídos do papel de cuidador e achavam que filho não era conversa de homem. Por isso o Promundo decidiu criar um projeto só para eles.
Um grupo de 10 homens se reuniu durante dois meses para refletir e trocar experiências sobre o exercício da paternidade e aprender a fotografar. O Projeto “Pai de menino, pai de menina: engajando pais pela igualdade de gênero”, fez com que os pais pudessem pensar sobre fotografia e questões relacionadas a gênero, masculinidade, paternidade, cuidado. Através de suas fotografias, eles propõem novos olhares sobre o que é ser pai de meninos e ser pai de meninas.
Ao longo dos encontros, a equipe do Promundo e a fotógrafa Eliane Heeren, tiveram o privilégio de conhecer o que pensam e sentem os pais do Santa Marta. E para eles essa foi uma experiência transformadora.
“ A partir desta experiência, estamos ainda mais atentos sobre a importância da paternidade. Antes, a gente olhava um pai com um filho na rua e considerava normal, nada de mais. Agora não, vai muito mais além. Percebe a importância para nós mesmos e para os filhos. Este trabalho trouxe um novo olhar para o ser pai, a importância disso”,
Márcio 33 anos, pai de um menino
“Cada foto revela uma emoção, um sentimento, um afeto.”Luis Kleber, 42 anos, pai de duas meninas
Na exposição “O olhar do pai sobre paternidade: pai de menino, pai de menina” esses pais mostram, com muita sensibilidade, que filhos e filhas também são assunto de homem!
Leve a exposição para a sua escola, instituição ou comunidade.
Contato: Instituto Promundo tel 2544-3114 / 2215-5216
Vinicius Silva – Assistente Área Programática
Cel: 9459-8297
Anna Luiza Campos – Assistente Comunicação e Marketing
Veja o resultado desse trabalho nas imagens abaixo:
[nggallery id=1]
Rio de Janeiro 26 de fevereiro 2010
댓글