Ação faz parte de projeto para promoção da paternidade e cuidado
Desde maio, cerca de 12 alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro participam de oficinas de sensibilização sobre gênero para refletirem sobre temas como sexualidade, saúde, drogas, violência, gravidez na adolescência, prevenção de HIV/Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente os jovens estão, com o apoio de uma agência de comunicação, criando uma campanha para engajar outros estudantes na promoção da equidade de gênero, que será disseminada em escolas em novembro.
Estas atividades fazem parte do projeto Mais Pai!, desenvolvido pelo Promundo com financiamento da Embaixada da Holanda, uma iniciativa que visa a contribuir para que os homens se envolvam em relações equitativas de gênero, na paternidade e estejam emocionalmente conectados aos filhos, companheiras e com sua própria saúde. O projeto acontece no Brasil, Ruanda, África do Sul e Indonésia. A versão brasileira prevê ainda a realização de grupos educativos com pais e casais sobre saúde sexual e saúde reprodutiva, equidade de gênero, paternidade e cuidado; grupos terapêuticos com homens que usaram violência íntima com parceiras; advocacy e alianças com organizações e governos para criação de políticas públicas para o envolvimento do homem na saúde materna e na paternidade.
Como parte das articulações políticas previstas pelo projeto, o Promundo está integrando a organização do I Seminário Nacional de Paternidade e Cuidado no SUS coordenado pela Área Técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto no Rio de Janeiro.
Comments