top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Curso Equidade de Gênero nas Escolas forma mais duas turmas no Maranhão




O Promundo, em parceria com a Plan International e a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, realizou o encerramento de duas turmas do Curso Equidade de Gênero nas Escolas, oferecido pelo Portal Equidade de Gênero nas Escolas – PEGE, em Codó e São Luís, no Maranhão, nos dias 21 e 22 de outubro.

As aulas de encerramento iniciaram com um bate-papo sobre os temas abordados no curso –  “Gênero”, “Sexualidade”, “Paternidades e Maternidades” e “Violências”.  Em Codó, trabalhar o tema “Gênero” se mostrou uma ferramenta importante de enfrentamento aos variados preconceitos, como relata uma das professoras presentes: “Pela área da linguagem é possível trabalhar ‘gênero’ pela via do preconceito, que é o que tem sido discutido mais recentemente. Os textos já trazem, por exemplo, ‘eles e elas’, reconhecendo que é machismo tratar um grupo que tem mulheres e homens com o pronome ‘eles’.”


Para um dos professores presentes na aula de São Luís, os conteúdos e temas abordados no curso foram de grande auxílio para um projeto desenvolvido por ele junto aos alunos: “Era algo novo para a gente, fizemos um projeto para tratar de diversidade de gênero e racial. Conseguimos conscientizar um pouco os alunos. Alguns têm dificuldade de aceitar por sua religião. Mas o curso agregou e trouxe conhecimento sobre várias questões que antes eu confundia.”


O bate-papo foi seguido de uma apresentação sobre duas iniciativas do Promundo com adolescentes. A campanha “Sem Vergonha!” que promove saúde e direitos sexuais e reprodutivos com estudantes da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro e a campanha “Eu Acredito”, que promoveu igualdade racial e de gênero com adolescentes das comunidades Guararapes e Maré, também no Rio de Janeiro. A apresentação teve como intuito abordar a importância do protagonismo juvenil e da influência de pares, trazendo dois casos de campanhas que levaram em conta os desejos, questionamentos e linguagem dos próprios adolescentes em seu desenvolvimento e implementação.


Os dois dias de encerramento terminaram com uma atividade de construção e apresentação de planos de aula ou de projetos, realizados pelos professores para as escolas em que trabalham. Em São Luís, um dos professores contribuiu para as ideias apresentando um vídeo de seu projeto sobre gênero e raça, realizado em 2014.


Sobre o PEGE


O Portal Equidade de Gênero nas Escolas (PEGE) é um ambiente virtual de educação à distância desenvolvido pelo Promundo, que pretende sensibilizar e formar profissionais de educação sobre o tema da promoção da equidade de gênero. Após anos de intervenções e avaliações de iniciativas desenvolvidas em escolas, o Promundo buscou ampliar o alcance dos Programas H e M, desenvolvidos em 1999 em conjunto com organizações parceiras, com o objetivo de promover discussões e reflexão sobre normas de gênero com homens e mulheres. Lançado em 2011, o PEGE tornou-se a iniciativa principal do trabalho do Promundo no setor de educação no Brasil

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page