top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Conclusão da primeira rodada de grupos Living Peace é celebrada por centenas de participantes




No dia 18 de setembro, três comunidades da província Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo (RDC) comemoraram a conclusão bem sucedida da primeira rodada de grupos do programa Living Peace.

Living Peace é uma iniciativa desenvolvida por Promundo que busca prevenir violência em contextos de pós-conflito, através de apoio psicossocial e de educação em grupo baseada em evidências para homens e suas parceiras, juntamente com campanhas e outras ações de alcance comunitário. O programa ajuda os participantes a desenvolverem estratégias positivas de recuperação após o conflito e a reconstruírem relações pacíficas com as parceiras e a comunidade.



As cidades de Goma, Ndosho e Sake no Leste da RDC sediaram eventos para celebrar o fim desta primeira rodada, contando com a participação de centenas de homens e mulheres moradores/as das comunidades.


Em Goma, os participantes dos grupos Living Peace e suas parceiras reuniram-se na parte da manhã em Camp Katindo vestindo camisetas do programa, iniciando a cerimônia com um desfile para o local do evento. Mais de 300 convidados e autoridades locais da província de Kivu do Norte saudaram os participantes do programa quando eles chegaram. A celebração incluiu um discurso de boas vindas, esquetes com mensagens de não-violência e igualdade, testemunhos de mudança positiva de participantes do grupo e de suas parceiras e uma dança celebrando alegria e paz.



Tanto em Ndosho e Sake, participantes do programa realizaram esquetes em torno dos temas da recuperação do trauma e restauração de relações pacíficas com parceiras. As esposas e seus maridos compartilharam histórias sobre como os participantes de Living Peace questionaram e mudaram atitudes e comportamentos desiguais de gênero durante o programa. Com a presença de centenas de convidados e autoridades locais, as cerimônias em Ndosho e Sake também incluíram danças e celebrações.


A mídia local e nacional cobriu as três celebrações comunitárias em francês e suaíli em canais como a Radio Télévision Nationale Congolaise (RTNC), Hope Channel TV, Rádio RTCT, Rádio Mushwira de Sake, Pólo FM e Rádio RSI de Sake. Notícias das celebrações atingiram mais de 40.000 membros das comunidades através de um total de 28 transmissões.


O projeto living peace foi lançado em 2012, e ampliado em Kivu do Norte e do Sul em 2015 em parceira com Institut Supérieur du Lac (ISL), Benenfance, e HEAL África. A iniciativa em Kivu do Norte e do Sul está prevista para alcançar diretamente até 9.000 homens e mulheres jovens adultos, e indiretamente até 300.000 membros das comunidades em 2019.


Através de capacitação do setor de saúde e de funcionários de segurança pública, para restaurar relações pacíficas com parceiras, institucionalizando a abordagem Living Peace, espera-se que o programa contribua para redução de violência baseada em gênero, promoção e garantia de saúde e direitos sexuais e reprodutivos, promoção da equidade de gênero, e uma situação sustentável de paz. Financiado inicialmente pelo Fundo Fiduciário LOGiCA do Banco Mundial, a iniciativa e ampliação agora são apoiadas pelo Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos.


0 visualização0 comentário

تعليقات


bottom of page