A campanha “Sem Vergonha” , voltada para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de jovens, lançada em nove escolas da rede pública do Rio de Janeiro no final de 2013, será ampliada em 2014. Em parceria com o programa Saúde e Prevenção nas Escolas a campanha chegará em outras unidades de ensino, além de aprofundar a discussão junto a algumas das escolas que participaram no último ano.
Oficinas de sensibilização em gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos, diversidade sexual, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e drogas estão sendo realizadas desde de maio junto à alunos e professores das 12 escolas participantes. Em julho, os alunos desenvolverão um plano de ação para a disseminação da campanha e utilização das peças em suas escolas.
“Aprendi a ouvir a opinião dos outros, o que os meninos pensam e o que as meninas pensam. Não costumo falar de sexo e essa troca foi muito proveitosa. É importante a gente poder dialogar”, disse Carolina Chagas, 16 anos.
“Sem Vergonha” foi criada por um grupo de alunos que passaram por uma formação similar e atingiu cerca de 3 mil alunos com mensagens de prevenção ao HIV/Aids e de promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva em 2013. A campanha conta com cartilhas informativas e murais que ficarão disponíveis nas escolas, quatro vídeos roteirizados e interpretados pelos jovens, site, página no facebook, camisetas e bótons.
A iniciativa faz parte do projeto “Mais Pai” desenvolvido por Promundo no Brasil, e por organizações parceiras na África do Sul, Indonésia e Ruanda.
Bình luận