Entre os meses de junho e julho, a Campanha Sem Vergonha teve atividades de mobilização em quatro escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro e já foi lançada em duas delas. Cada escola recebeu uma oficina de sensibilização em gênero e sexualidade como forma de mobilizar e preparar o grupo de estudantes responsável por conduzir a campanha.
A Escola Estadual Engenheiro Bernardo Sayão, na Taquara, Rio de Janeiro, foi a primeira a lançar a campanha este ano, após uma série de encontros preparatórios. No dia 18 de junho, o grupo de estudantes responsável apresentou para a escola três esquetes que abordaram questões como o uso e compra de camisinha, o diálogo com os pais sobre sexualidade e as relações de namoro entre jovens.
Em seguida, foi a vez do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha De Carvalho Machado, em Campinho, Rio de Janeiro, lançar a campanha. Após uma oficina de cartazes conduzida no dia 23 de junho, o grupo de estudantes multiplicadores da campanha realizou uma ocupação com cartazes e vídeos no dia 5 de agosto, que abordou diversidade sexual para problematizar as mensagens ofensivas dirigidascontra jovens LGBT na escola, trazendo mensagens que buscaram empoderar esse público e promover o respeito à diversidade sexual.
As próximas escolas a lançarem a campanha, ainda em 2015, serão CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, Niterói e a Escola Estadual Orozimbo Nonato, em Higienópolis, Rio de Janeiro.
Após os lançamentos, que servem para que a escola tome conhecimento da campanha, um grupo ampliado de alunos de cada escolas passará por formação mais aprofundada sobre gênero e desenvolverão um plano de ação para ser colocado em prática nas escolas no segundo semestre.
Comments