top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Campanha Brincar+ promove a educação positiva, igualitária e livre de castigos físicos e humilhantes




O Promundo está realizando a campanha Brincar+: criando laços para uma educação com respeito que será realizada em cinco comunidades do Rio de Janeiro até o final do ano: Morro dos Prazeres, Guararapes, Maré, Cidade de Deus e Vidigal. A campanha pretende promover uma educação positiva, igualitária entre meninos e meninas e livre de castigos físicos e humilhantes. O primeiro evento de lançamento será no Guararapes, sábado, dia 8/11, às 15horas. No domingo, dia 9, o Morro dos Prazeres receberá a ação, às 16h.


A campanha utiliza o conceito da brincadeira como um caminho para prevenir a violência contra a crianças e adolescentes. Além disso, o ato de brincar ajuda no desenvolvimento infantil, na formulação de conceitos, e na capacidade de resolver conflitos por parte da criança e é momento privilegiado para a troca de afeto e confiança entre pais e filhos. Por outro lado, o direito de brincar acaba por efetivar um outro direito essencial da infância que é o direito ao acesso à rua e à cidade. A campanha Brincar+ pretende também ajudar a promover espaços seguros não só no lar, mas na rua para crianças e adolescentes.

Para atingir o público da campanha – pais e filhos e filhas das cinco comunidades – serão realizados eventos que vão promover a proximidade entre pais e filhos e a reflexão sobre estes temas por meio de brincadeiras. Foi desenvolvido um jogo da memória Brincar+, para que crianças e pais possam brincar e acessar mensagens para a promoção de uma educação positiva e com respeito. Haverá oficina de pipa que vai estimular a segurança e o acesso à rua, contação de histórias e o resgate de brincadeiras antigas entre pais e filhos como: pular corda, elástico, bambolê e amarelinha.





Para os pais serão distribuídas cartilhas para uma educação positiva e igualitária. Além disso, serão distribuídos brindes como squeeze, camisetas, sacochilas, adesivos, bolsas de compras e descansos de copos para crianças e adultos.

Para promover o diálogo sobre direitos sexuais e reprodutivos com os jovens, os pais de adolescentes receberão uma cartilha com informações e dicas para facilitar a comunicação entre pais e filhos e filhas. Para os jovens foi produzida um agenda com mensagens sobre: prevenção, o mito da primeira vez, drogas, prevenção de violência, direitos humanos, diversidade racial, bulying, orientação sexual, entre outros assuntos do universo juvenil.As comunidades receberão cartazes com mensagens de promoção da educação com respeito e sem violência, pois a campanha acredita que a educação das crianças precisa ser responsabilidade e todos: pais, vizinhos, professor, cuidadores, policiais, agentes de saúde, etc.


A iniciativa tem a parceria da Save the Children, KNH, Childhope e Fundação Bernard Van Leer.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page