top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Brincar+ reúne pais, crianças e adolescentes por uma educação positiva




No último final de semana a Campanha Brincar+: criando laços para uma educação com respeito foi lançada no Guararapes e Morro dos Prazeres. Cerca de 200 crianças, adolescentes e pais participaram das atividades da campanha no sábado e domingo (8 e 9 de novembro).


A campanha utiliza o conceito da brincadeira como um caminho para prevenir a violência contra a crianças e adolescentes. Além disso, o ato de brincar ajuda no desenvolvimento infantil, na formulação de conceitos e na capacidade de resolver conflitos por parte da criança e é momento privilegiado para a troca de afeto e confiança entre pais e filhos. Por outro lado, o brincar acaba por efetivar um outro direito essencial da infância que é o direito ao acesso à rua e à cidade. A campanha Brincar+ pretende também ajudar a promover espaços seguros não só no lar, mas na rua para crianças e adolescentes.





Entre as ações da campanha estão brincadeiras como o jogo da memória Brincar+, que traz mensagens para uma educação positiva, oficina de pipa que, além de ensinar a produzir pipas, dá dicas de como tornar a brincadeira segura para as crianças e diversas brincadeiras como pular corda, dominó, pintura corporal, bola na boca do palhaço, elástico, bolinha de sabão, fantasias, etc.

Os pais de crianças de até 12 anos receberam cartilhas para uma educação positiva e igualitária, já os pais de adolescentes receberam uma cartilha que busca incentivar o diálogo em relação à sexualidade e saúde sexual e reprodutiva dos jovens. Os pais ganharam também bolsas e camisetas da campanha. As crianças e adolescentes receberam brindes como squeeze, camisetas, sacochilas e adesivos. Para os jovens foi produzida uma agenda com mensagens sobre: prevenção, o mito da primeira vez, drogas, prevenção de violência, direitos humanos, diversidade racial, bulying, orientação sexual, entre outros assuntos do universo juvenil e um jogo da verdade que estimula o diálogo e a quebra de tabus em torno da sexualidade.


As ruas, bares e estabelecimentos comerciais das comunidades receberam



cartazes e porta copos com mensagens de promoção da educação com respeito e sem violência, pois a campanha acredita que a educação das crianças precisa ser responsabilidade e todos: pais, vizinhos, professores, cuidadores, policiais, agentes de saúde, etc.


Durante a semana de 10 e 14 de novembro, a campanha está acontecendo na Maré, junto ao projeto do Promundo “Praticando Esporte, Vencendo na Vida”, que acontece no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) com 200 crianças e adolescentes. Em dezembro, Brincar+ chegará ao Vidigal e Cidade de Deus.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page