Portal para Equidade de Gênero capacita educadores de Rio das Ostras

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio das Ostras, o Instituto Promundo está capacitando 55 profissionais da rede pública de educação – incluindo policiais civis que fazem a segurança de escolas – através do Portal para Equidade de Gênero em Escolas (PEGE), ambiente virtual de educação à distância desenvolvido pela instituição. No dia 21 de março, foi realizada a aula inaugural presencial em Rio das Ostras, quando o Promundo apresentou a metodologia do curso e deu início à discussão sobre gênero com o grupo de educadores. As aulas tiveram início no dia 26 de março.

O Portal para Equidade de Gênero em Escolas (PEGE) visa a oferecer aos profissionais que trabalham em escolas com adolescentes e jovens ferramentas para a reflexão e realização de ações para a promoção da equidade de gênero. Disponibiliza ferramentas dos Programas H e M, traz recursos como vídeos, imagens, fóruns de debate, biblioteca virtual, além de promover a troca de experiências sobre a aplicação das ações nas escolas.

O curso, que tem duração de sete meses, é divido em seis módulos principais: 1) gênero; 2) sexualidade e direitos sexuais e direitos reprodutivos (DSDR); 3) saúde e cuidado; 4) gravidez; 5) paternidade e maternidade; 6) prevenção de violência.

Outra turma composta por 140 profissionais de educação da rede pública de Salvador já está sendo capacitada desde setembro de 2011 com as aulas do PEGE.
voltar ao índice