top of page
Pai e filho.jpg

Paternidade e Cuidado

Promovendo o envolvimento dos homens no cuidado e na paternidade

A fim de conscientizar as diversas esferas da sociedade em prol de uma cultura com menos desigualdade e violência de gênero, buscamos envolver homens e meninos para transformar normas e dinâmicas de poder desiguais como um fator estratégico para alcançar a equidade de gênero. Esse tem sido um dos caminhos escolhidos pelo Promundo para promover a mudança social.

Queremos contribuir para o questionamento dos modelos dominantes de masculinidade, incluindo a mudança na dinâmica da divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres para além da participação do homem no cuidado de seus filhos e filhas. Uma das estratégias que utilizamos para colocar esse objetivo em prática é o Programa P.

 

 

Programa P

Desenvolvido em parceria com as organizações Puntos de Encuentro, na Nicarágua, CulturaSalud, no Chile, e o Ministério da Saúde do Brasil, o Programa P (P de pai, em português e padre, em espanhol), visa dar resposta à demanda de estratégias concretas de envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado desde a gravidez até à primeira infância.

É uma metodologia que é resultado de pesquisas como a International Men and Gender Equality Survey – IMAGES (Pesquisa Internacional sobre Homes e Equidade de Gênero), que destacam como o envolvimento dos homens no cuidado beneficia as mães, pode prevenir a violência contra mulheres e crianças e tem impactos positivos no bem-estar da família.

Por meio desse programa, o Promundo incentiva a participação dos homens no cuidado paterno para promover a equidade de gênero, prevenir violência contra mulheres e crianças e contribuir para uma melhor saúde materna e infantil.

O Programa P oferece formações e atividades práticas que têm como foco o questionamento de normas de gênero para possibilitar novos e positivos comportamentos sociais relacionados com o cuidado e com o envolvimento dos homens no pré-natal e na primeira infância de seus filhos. A metodologia é direcionada para profissionais de diversas áreas, pais e parceiras ou parceiros.

Além disso, o programa também apoia e mobiliza campanhas de sensibilização comunitárias, locais e nacionais, como a campanha global MenCare.

O Programa P oferece formações e atividades práticas focadas no questionamento das normas de gênero, promovendo comportamentos sociais positivos e o envolvimento dos homens no pré-natal e na primeira infância. A metodologia é direcionada a profissionais, pais e seus parceiros. Além disso, realizamos formações com as equipes de saúde do país todo, capacitando-os para apoiar e incentivar o envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado.

Com o apoio do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos, o Programa P tem sido utilizado no Brasil, e em diversos países, inspirando também outros projetos, ações e campanhas.

Resultados qualitativos da implementação do Programa P mostraram mudanças positivas na vida dos homens e de suas famílias. Na Nicarágua, os jovens pais relataram melhorias nos relacionamentos com seus filhos, filhas e parceiras, bem como maior participação nas tarefas domésticas e de cuidado de crianças. Além disso, a partir de uma parceria entre a World Education e o Promundo, homens no Sri Lanka aprenderam a lidar melhor com fatores emocionais complexos e relataram uma diminuição do abuso de substâncias por sua parte e por parte das parceiras. Muitos dos homens e equipes que estiveram envolvidos na implementação do Programa P continuaram a difundir as suas mensagens na comunidade e mobilizaram outros homens. Atualmente, o alcance do Programa P está sendo ampliado pela Save the Children, com adaptações na Etiópia e na Índia.

Além das formações contamos com um manual, que registra um pouco da dimensão que esse trabalho alcança e amplia o acesso a essa metodologia. O Manual do Programa P disponibiliza estratégias e atividades para engajar os homens na paternidade e no cuidado, envolvendo-os desde a gravidez até a primeira infância de seus filhos.

Também disponibilizamos o Manual do Programa P online. Esse material foi fruto da aplicação do Programa P em formato online, parte da estratégia para seguir trabalhando com os homens na perspectiva de paternidades participativas durante a pandemia do cornona vírus. Ambos os materiais estão disponíveis abaixo e na aba Recursos do site.

Formação das Equipes de Saúde em Masculinidade e Paternidade

O Promundo realiza formações específicas para as equipes de saúde em todo o país, focadas em masculinidade e paternidade. Estas formações visam capacitar os profissionais de saúde a apoiar e incentivar o envolvimento dos homens no cuidado e na paternidade, promovendo uma abordagem mais equitativa e inclusiva no atendimento à saúde materno-infantil.

Manual do Programa P

Manual do Programa P Online

bottom of page