Levando experiências internacionais para os Estados Unidos

liçõesglobais

Nos Estados Unidos, os direitos das mulheres à saúde sexual e reprodutiva recentemente sofreram inúmeros retrocessos no Supremo Tribunal, as mulheres ainda são sobrecarregadas com o peso do trabalho não remunerado em casa e, embora a gravidez na adolescência continue a cair, os EUA ainda têm uma das maiores taxas entre as nações desenvolvidas. Desde sua fundação, em 1997 no Brasil, o Promundo envolve homens e meninos em vários países do mundo para reduzir a desigualdade de gênero e enfrentar muitos desses mesmos problemas.

Com quase 20 anos de experiência de atuação global, o Promundo, por meio de seu escritório em Washington, DC, está agora levando suas abordagens internacionais para os Estados Unidos. Os Estados Unidos são um dos países mais ricos e desenvolvidos no mundo, mas ocupa o 55º lugar entre 155 países no Índice de Desigualdade de Gênero da ONU, expondo disparidades entre homens e mulheres em saúde, empoderamento e no mercado de trabalho.

Os programas transformativos de gênero do Promundo, voltados para homens e meninos, são fundamentais para abordar essas desigualdades e construir relações mais igualitárias. Estes programas – como o Programa H para homens jovens e o Programa P para novos pais e casais – foram rigorosamente avaliados. Eles demonstraram impacto significativo na mudança da forma como homens e meninos se veem, bem como na redução de auto-relatos de violência e práticas sexuais inseguras. Em 2013, Promundo iniciou uma pesquisa formativa para levar esses programas para os Estados Unidos, a fim de enfrentar masculinidades prejudiciais e normas tradicionais de gênero que são a base de muitos dos indicadores desanimadores relacionados a gênero no país.

Programa H

Por meio de um currículo interativo, o Programa H estimula homens jovens a terem um olhar crítico sobre as mensagens que recebem sobre o que significa ser homem, discutirem e praticarem novos comportamentos saudáveis. Adaptado em mais de 22 países ao redor do mundo, o Programa H está atualmente sendo testado em Pittsburgh, Pensilvânia e está em fase inicial de implementação em Washington, DC. Renomeado como Manhood 2.0 (Masculinidade 2.0, em Português), o programa foi adaptado em Pittsburgh para enfrentar normas de gênero prejudiciais, altas taxas de abuso no relacionamento entre adolescentes e violência no namoro. Os jovens se reúnem em grupo para aprender a questionar conceitos relacionados a gênero, mensagens veiculadas pela mídia, agressividade e violência. Eles exploram as relações entre masculinidade, expectativas sociais e agressão sexual, bem como discutem alternativas saudáveis à hiper-masculinidade. Em Washington, DC, o programa será adaptado para se concentrar, sobretudo, na prevenção da gravidez na adolescência, mantendo o seu objetivo global de promover normas positivas de gênero e redução de violência.

Programa P

Após o lançamento do relatório A Situação da Paternidade nos Estados Unidos, em Junho de 2016, o Promundo irá implementar o Programa P nos Estados Unidos para envolver pais no cuidado de suas/seus filhas/os e promover equidade de gênero nas famílias. Como parte desta iniciativa, Promundo, em parceria com o Mary’s Center em Washington, DC, vai adaptar o currículo do Programa P para pais latino-americanos. O Promundo também está trabalhando com a Highland Community Services para adaptar o programa para pais no sistema prisional. O currículo inclui uma série de atividades e sessões que focam em cuidado, gênero, violência e conflito, fases de desenvolvimento infantil e práticas parentais positivas. Estas intervenções serão avaliadas para garantir que a metodologia continue baseada em evidências e possa ser modelada e adaptada para aplicação em nível nacional.

Aproveitando a extensa pesquisa, trabalho em equidade de gênero e advocacy do Promundo, juntamente com o trabalho experiente de parceiros estabelecidos nos Estados Unidos, essas intervenções inovadoras levarão ao país uma perspectiva global que muitas vezes é deixada de fora das conversas ou mal entendidas nas áreas relacionadas ao cuidado, à saúde dos homens e à equidade de gênero nos Estados Unidos. Para mais informações sobre os programas do Promundo, clique aqui.

 

voltar ao índice