Juventude
A juventude é uma força com a qual o Promundo também caminha junto. Os jovens representam uma grande parcela da população que movimenta o nosso país e acreditamos neles enquanto grandes agentes de transformação social.
Essa potência de mudança infelizmente é muitas vezes desperdiçada ou enfraquecida pela falta de valorização de capacidades, pela falta de oportunidades e principalmente pela violência que os atinge diariamente.
Por isso, tornamos um de nossos pilares o trabalho com essas potências por meio do projeto Jovens Pelo Fim da Violência (JPFV). O projeto foi desenvolvido para ajudar meninos e meninas adolescentes a se recuperarem de experiências de violência, enquanto oferece formação educacional crítica para prevenção de violência.
Jovens Pelo Fim da Violência
Inspirado em estudos sobre a transmissão intergeracional da violência e sobre a prevenção de violência contra meninos e meninas por meio de educação em grupo, o projeto preocupa-se em contribuir para as vidas dos jovens participantes como um suporte no desenvolvimento deles. Esse apoio acontece por meio de atividades de educação em grupo, terapia em grupo e individual com meninas e meninos adolescentes que abordam as causas fundamentais da violência, estimulando mudanças em atitudes e comportamentos individuais relacionados à equidade de gênero, uso de violência e auto-realização em relacionamentos.
Outra ferramenta de fortalecimento presente na iniciativa são as campanhas escolares e atividades com a comunidade escolar que informam membros comunitários sobre mecanismos de denúncia e assistência disponíveis para meninas e meninos adolescentes que foram expostos à violência.
O JPFV atua em níveis múltiplos, realizando atividades formativas e multiplicando agentes articuladores das pautas de equidade de gênero, prevenção e combate à violência. Além do trabalho com os jovens e seus contextos familiares, comunitários e educacionais, o projeto também visa criar um ambiente de políticas mais informado buscando parcerias e realizando ações de incidência política junto a atores importantes em escolas, no governo e em organizações da sociedade civil para a implementação de programas e políticas de prevenção e resposta a violência contra meninas e meninos adolescentes.
A ideia é proporcionar aos adolescentes uma experiência maior de equidade de gênero e uma vida livre de violência por meio da transformação pessoal e comunitária, além do fortalecimento de redes apoio aos jovens.
Junto às financiadoras KNH e à Comic Relief, o projeto já completou 10 anos de atuação e segue sendo efetivo em sua metodologia e práticas.
Recursos relacionados:
Mobiliza Aê! – Jovens contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
Notícias relacionadas:
Exposição: Imagens de Dentro. Projeto Jovens Pelo fim da violência