Ações do Promundo durante o período de quarentena

O Instituto Promundo, durante o período de quarentena, segue com sua missão de promoção de equidade de gênero e prevenção de violências baseadas em gênero. Entendendo a importância da continuidade de nossas ações, no âmbito dos Projetos Jovens Pelo Fim da Violência (JPFV) e Uma Ilha de Paternidades, nossa equipe promoveu uma adaptação das nossas metodologias, por meio das mídias sociais, para seguir dialogando com as famílias envolvidas em nossos projetos de forma criativa e dinâmica.

Desde o início da quarentena, as famílias participantes do projeto JPFV recebem semanalmente atividades esportivas e atividades pedagógicas. Quanto aos homens do Projeto Uma Ilha de Paternidades, esses recebem atividades que incentivam o cuidado e participação efetiva nas atividades domésticas, sendo que em ambos os projetos são ações que trabalham as temáticas do Instituto Promundo.

As atividades, que são enviadas via WhatsApp, podem ser realizadas em âmbito doméstico e à distância, respeitando o isolamento social e contando com materiais acessíveis, a fim de promover o fortalecimento dos vínculos familiares. Além da continuidade das nossas atividades educativas e esportivas, a equipe psicossocial segue dando encaminhamento com as famílias às situações mais sensíveis, como a violência doméstica e outras questões relacionadas à violência contra a criança e o adolescente, promovendo articulação com redes locais de serviços e realizando atendimentos online e remotamente.

A pandemia do Coronavírus não só produz repercussões na esfera da saúde, como também gera impactos econômicos e sociais de dimensão global. Entendendo a realidade das famílias participantes das nossas ações, o Instituto Promundo promoveu, em parceria com outras entidades, a entrega de cestas básicas, sabonetes, álcool gel e máscaras para 116 famílias dos nossos territórios de atuação, o Morro dos Prazeres e Morro do Guararapes.

Também, lembramos que nossa equipe segue trabalhando de suas respectivas residências, buscando adotar as orientações básicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos demais órgãos de saúde no combate ao novo coronavírus. Segundo a comunidade científica especializada, o isolamento social é o meio mais eficaz para a diminuição de casos de manifestação da doença, assim como do contágio em massa. As reuniões e todas as atividades vêm sendo realizadas remotamente, por intermédio de encontros virtuais semanais e do envio de mensagens instantâneas, na busca de conciliar o andamento dos projetos e ações emergenciais voltadas às comunidades a quem se destinam.

voltar ao índice