Capacitação transformativa de gênero é realizada para a Polícia Nacional Congolesa como parte do projeto Clubes de Homens Jovens contra a Violência

Em julho, durante 10 dias, 50 policiais na República Democrática do Congo (RDC) participaram de uma capacitação transformativa de gênero liderado por Promundo, como parte do projeto Clubes de Homens Jovens contra a Violência (YMCAV, na sigla em Inglês), em Kinshasa. Participaram da capacitação, policiais dos três municípios onde o projeto-piloto YMCAV está sendo realizado – Makala, Kintambo e Bumbu – bem como representantes provinciais e nacionais. As oficinas de capacitação buscaram formar a polícia em uma metodologia transformativa de gênero, sensibilizá-la sobre os objetivos do projeto YMCAV e seu papel na sua implementação.

O projeto YMCAV foi lançado oficialmente no dia 7 de junho, em Kinshasa, RDC. Conduzido por Living Peace Institute – LPI (link em Inglês) e Promundo-EUA, membros do Consórcio Global Promundo, o projeto YMCAV visa reduzir a violência nas ruas prevenindo que jovens de 10 a 19 anos de se juntem aos ou ajudando-os a sair dos Kulunas, gangues de rua locais que estão afetando cada vez mais os municípios de Kinshasan de Kintambo, Bumbu e Makala.

Na capacitação, o Vice Comissário Geral, encarregado da polícia judicial, Sr. Bayelongandi, representou o Comissário Geral da Polícia Nacional do Congo para o lançamento de atividades com a polícia. Durante a abertura, o Vice Comissário Geral convidou os participantes a serem presentes em seus esforços para se tornarem modelos de transformação. Ele afirmou que, seguindo este treinamento, a polícia estará equipada não apenas para impedir a violência, mas também para trabalhar pelo fim da violência em todas as suas formas.

A coordenadora de projetos do Promundo-EUA, Shamsi Kazimbaya, convidou os participantes a se empenharem plenamente na capacitação do início ao fim, para se tornarem uma força motriz para a transformação. Ela reiterou que o objetivo do projeto é prevenir a violência urbana com foco em jovens em escolas e centros juvenis.

Veja uma seleção de fotos da capacitação policial em Kinshasa, República Democrática do Congo abaixo:

voltar ao índice