Brasil

Com a criação do Instituto Promundo em 1997, no Rio de Janeiro, Brasil, a equipe do Promundo iniciou um legado de atuação no país. A primeira sede da organização é reconhecida internacionalmente por desenvolver pesquisa, metodologias, intervenções comunitárias e ações de incidência política (advocacy) no Brasil, na América Latina e em países de língua portuguesa, que são avaliadas e disseminadas mundialmente.

Liderança

Tatiana Moura

Diretora Executiva

Tatiana Moura é diretora executiva do Promundo desde 2011 e pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, desde 2000. É licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem o grau de mestre em Sociologia pela mesma Faculdade e é doutora em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha. Na última década tem coordenado projetos sobre gênero e violência armada, em particular na América Latina. Publicou, em 2005, "Entre Atenas e Esparta: Mulheres, Paz e Conflitos Armados", em 2007, "Rostos Invisíveis da Violência Armada: Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro", em 2009, "Auto de Resistência: Relatos de familiares de vítimas da violência armada"e em 2010, "Novíssimas Guerras: Espaços, Identidades e Espirais da Violência Armada".

...MAIS

Programas

Linda Cerdeira

Coordenadora de Projetos

Linda Cerdeira é Coordenadora de Projetos no Promundo desde 2014 e atua nos projetos relacionados à paternidade e cuidado e à prevenção de violência contra crianças e jovens. Trabalhou anteriormente com gestão de projetos, captação de recursos, pesquisa, comunicação e formação em diferentes instituições em Portugal e no Brasil. Foi responsável pela gestão cultural de um projeto de requalificação socioambiental no Complexo do Alemão, do governo do estado do Rio de Janeiro. É formada em Animação Sociocultural pela Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa, em Portugal, graduada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestranda em Empreendedorismo e Gestão da Inovação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa (ISLA).

...MAIS

Milena do Carmo

Assistente de Projetos

Milena do Carmo é assistente de projetos do Promundo desde 2014. Atua no Projeto +Pai, desenvolvendo grupos com grávidas, casais e pais em comunidades e unidades de saúde, além de desenvolver e aplicar a sensibilização de profissionais na metodologia do Programa P – Manual para o Exercício da Paternidade e do Cuidado. Possui formação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu estudo sobre os grupos reflexivos com homens autores de violência doméstica, tendo posteriormente trabalhado como facilitadora desses grupos na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, no espaço do judiciário.

...MAIS

Norma Sá

Coordenadora de Projetos

Norma Sá é assistente de projetos no Promundo desde 2014, atuando atualmente em projetos de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. Possui experiência como conselheira em Conselhos de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e de Assistência Social, no âmbito municipal e estadual no Rio de Janeiro. Anteriormente coordenou projetos da Federação de Instituições Beneficentes do Rio de Janeiro, atuando na gestão de projetos de educação e qualificação profissional para mulheres. Norma tem graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, é especialista em Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida e é certificada para o desenvolvimento de lideranças femininas pelo Centre for Development and Population Activities (CEDPA).

...MAIS

Pesquisa

Danielle Araújo

Pesquisadora Sênior

Danielle Araújo é pesquisadora no Promundo, desde 2011, contribuindo em ações de articulação e mobilização comunitária, avaliação qualitativa e quantitativa das intervenções e com o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa. Tem representado o Instituto Promundo em redes das quais a Instituição faz parte, tais quais “Rede Nacional da Primeira Infância” e “Comunidade de Aprendizagem”. Danielle é mestre e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas.

...MAIS

Marcos Antônio Salustiano

Consultor

Marcos Antônio Salustiano colabora com o Instituto Promundo como consultor comunitário nos projetos relacionados à prática esportiva, apoiando na mobilização de participantes, na logística e na aquisição de insumos. Possui experiência como auxiliar de escritório na Casa de Rui Barbosa, como auxiliar administrativo na empresa de turismo Discover The World e como gerente do restaurante Gula Gula. Atualmente está cursando graduação em Educação Física pela Faculdade IBMR.

...MAIS

Comunicação

Mohara Valle

Consultora

Mohara Valle presta consultoria de Comunicação para o Promundo em ações de campanha, eventos, comunicação institucional e interna. Desde 2006 atua na área de Comunicação, tendo estagiado em agência de comunicação e marketing e em áreas de comunicação da Petrobras e da Icatu Seguros. Possui experiência com mobilização em movimentos sociais desde 2005, participando de organizações estudantis e, mais tarde, atuando como coordenadora da regional Sudeste II da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social. Mohara é técnica em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense.

...MAIS

Administrativo e Financeiro

Rosemeri Orth

Coordenadora Administrativo-financeira

Rosemeri Orth é coordenadora administrativo-financeira do Instituto Promundo desde 2009, com a atribuição de gerenciar processos, políticas e procedimentos de administração de pessoal, financeiro, fiscal e contábil e apoiar o processo de captação de recursos. Atua desde 2001 no gerenciamento da área financeira e administrativa focada em organizações do terceiro setor, sistema S e empresas de serviços. Rosemeri é formada em Administração de Empresas pela UNISINOS-RS, com pós-graduação em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.

...MAIS

Sandra Vale

Consultora de Gestão e Desenvolvimento Institucional

Sandra Vale é Consultora de Gestão e Desenvolvimento Institucional no Promundo desde 2016. É advogada e mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de mais de 15 anos em gestão, coordenação e produção de ONGs, projetos, programas, eventos e campanhas. Nos últimos cinco anos atuou como produtora executiva do programa “A Cor da Cultura” do Canal Futura. Realizou o documentário “Triângulo” com o coletivo Tás a Ver e foi curadora e diretora de arte da exposição “O lugar do outro”, do fotógrafo Walter Firmo. Anteriormente atuou como coordenadora do projeto Balcão de Direitos de atendimento jurídico e mediação de conflitos em comunidades de baixa renda do RJ e coordenou o Serviço Civil Voluntário, projeto de formação cidadã para jovens, ambos desenvolvidos pela Viva Rio. Sandra também foi diretora financeira do ISER e gestora financeira da área de segurança pública da ONG Viva Rio.

...MAIS

Ceiça Alcoforado

Analista Administrativo-financeira

Ceiça Alcoforado é analista administrativo-financeira do Promundo desde 2013. É responsável pelas operações e rotinas de gestão de projetos do setor Administrativo e Financeiro, incluindo controle de pagamentos, recebimentos e planejamento. Tem experiência profissional na área social e política como responsável pela implantação de projeto de alfabetização de adultos pela metodologia Paulo Freire em comunidades do Rio de Janeiro. Sua experiência no setor Administrativo-financeiro iniciou-se através da atuação na estruturação das áreas financeira, administrativa e jurídica do Sindicato dos Garçons e atuando como analista financeira na Casa do Cliente Comunicação e Marketing. Ceiça iniciou sua formação cursando Educação com Especialização Infantil - Formação em Teologia, na Universidade Santa Úrsula e, mais tarde, se especializou com cursos no setor financeiro, pelo Instituto de Estudos Financeiros e no setor trabalhista pela PUC-Rio.

...MAIS