Brasil

Com a criação do Instituto Promundo em 1997, no Rio de Janeiro, Brasil, a equipe do Promundo iniciou um legado de atuação no país. A primeira sede da organização é reconhecida internacionalmente por desenvolver pesquisa, metodologias, intervenções comunitárias e ações de incidência política (advocacy) no Brasil, na América Latina e em países de língua portuguesa, que são avaliadas e disseminadas mundialmente.

Conselho Deliberativo

Barbara Mourão

Presidente

Barbara Mourão é mestre em Antropologia Social, pela UFRJ, doutora em Sociologia pelo IUPERJ e fez Pós-Doutorado no Centro de Análise e de Intervenção Sociológicas (CADIS/EHESS/CNRS). É autora dos livros “Mulheres Invisíveis: Violência Policial e Novas Políticas de Segurança; “Mulheres Policiais: Presença Feminina na Polícia Militar do Rio de Janeiro” e “Prisioneiras: Vida e Violência atrás das Grades” (este último com Iara Ilgenfritz). Foi Subsecretária Adjunta de Segurança Pública, Presidente do Conselho de Segurança da Mulher e Subsecretária de Segurança da Mulher do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora da Fundação Ford junto ao Vera Institute of Justice, em Nova Iorque e, desde 2001, é pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Candido Mendes.

...MAIS

Miguel Fontes

Vice-presidente

Miguel Fontes é graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University e doutor em Saúde Pública pela Johns Hopkins University. Possui experiência em desenvolvimento de programas de responsabilidade social corporativa, elaboração de análises de políticas públicas e econômicas, consultoria para organizações não-governamentais e sociais em gestão estratégica, projetos de Avaliação de Impacto Social (AIS), projetos com crianças e adolescentes em situação de rua, trabalho e orfandade em razão da AIDS, desenho de levantamento de dados e pesquisa e avaliação de projetos e mobilização social. Sua experiência de campo abrange a América Latina e Estados Unidos em desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade.

...MAIS

Cristina Pimenta

Cristina Pimenta é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Educação pela Universidade de George Mason, Virginia, e graduada em Psicologia pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos. É Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, e consultora responsável pela Coordenação do Núcleo de Pesquisa do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde. É especialista em HIV/AIDS, saúde sexual e reprodutiva com extensa experiência nacional e internacional em saúde pública.

...MAIS

Elizabeth Süssekind

Elizabeth Süssekind é doutora pelo Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas e Mestre pela PUC-Rio. Leciona Criminologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e foi professora e pesquisadora na Universidade de Wisconsin e na Universidade de Minesota. Trabalhou em diversas organizações civis de proteção a direitos humanos de presos, refugiados e crianças.

...MAIS

Jorge Lyra

Jorge Lyra é um dos fundadores do Instituto Papai, ONG feminista que trabalha com homens e masculinidades, sediada em Recife, Pernambuco, desde 1997. É integrante do Projeto H e Aliança H que fez parte da origem da Rede Menengage e co-autor da série Trabalhando com Homens Jovens, mais particularmente do manual sobre paternidade e cuidado e dos vídeos Minha Vida de João, Medo de quê e Era uma vez outra Maria. Entre 1997 e 1999 foi bolsista da MacArthur Foundation no Programa "População: Fundo de Capacitação e Desenvolvimento de Projetos", e em 2001 foi bolsista da Fellow Ashoka. Atualmente é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco; líder do grupo de pesquisas do CNPq Gênero e Masculinidades - Gema/UFPE; coordenador do Grupo de Trabalho em Gênero e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO; e coordenador do Grupo Temático Gênero, Saúde e Direitos Reprodutivos da Rede Feminista Norte-Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero - REDOR. Jorge também faz parte do Grupo de Trabalho Psicologia e Estudos de Gênero da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP; do GT sobre Fecundidade, Comportamento Sexual e Reprodutivo da Associação Brasileira de Estudos Populacionais - ABEP; e é membro do Comitê consultivo/BVS-Adolec/Bireme-OMS/OPAS do Ministério da Saúde. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia Social e Saúde Pública atuando principalmente nos temas gênero e feminismo, homens e masculinidades, adolescência e juventude, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, análise de políticas e movimentos sociais. É psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP com a dissertação "Paternidade adolescente: uma proposta de intervenção" e doutor em Ciências (Saúde Pública) pela FIOCRUZ/ CPqAM/ NESC com a tese intitulada "Homens, feminismo e direitos reprodutivos no Brasil: uma análise de gênero no campo das políticas públicas (2003-2006)".

...MAIS

Margareth Arilha

Margareth Arilha é pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da UNICAMP e compõe o núcleo de pesquisadores do CEBRAP Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Desde a década de 80 vem trabalhando em investigações no campo de gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas, e sua trajetória tem sido marcada pela articulação entre pesquisa, ensino e participação social, sempre envolvida em projetos inovadores. Durante os anos 80 e 90 coordenou a área técnica de Saúde da Mulher do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo. Margareth foi uma das fundadoras da ONG ECOS - Estudos e Comunicação em Sexualidade, assim como da Comissão de Cidadania e Reprodução onde exerceu papel de destaque. No período de 2001 a 2006 foi assessora regional de UNFPA na Equipe de Apoio Técnico para a América Latina e Caribe, situada no México, na área de Políticas de Saúde Reprodutiva, Gênero e Direitos. Coordenou a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher do Conselho Nacional de Saúde (CISMU) entre 1995 e 2000, e atualmente participa do Comitê Coordenador do Consórcio Latino Americano contra o Aborto Inseguro (CLACAI). No período entre 2010 e 2012 foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Fecundidade e Comportamento Sexual e Reprodutivo da ABEP Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Margareth é graduada em Psicologia com Licenciatura em Educação pela Universidade de São Paulo, e com formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. É mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Idade e doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

...MAIS

Conselho Fiscal

Iderley Colombini

Presidente

Iderley Colombini é mestre e doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade do Rio de Janeiro (IE-UFRJ) e pesquisador em Economia Política no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE). Tem desempenhado pesquisas na área de desenvolvimento econômico e na inter-relação da economia com a política nos novos processos de desenvolvimento. No IBASE trabalha como pesquisador na área de Desenvolvimento Econômico e Democratização do Estado, com foco na elaboração de estudos de pesquisa e na coordenação e participação de seminários e reuniões sobre o modelo atual de desenvolvimento brasileiro e nos países pertencentes aos BRICS. Tem atuado também em processos de interlocução com o BNDES e a na construção do novo Banco de Desenvolvimento dos BRICS.

...MAIS

Juliana Tibau

Vice-presidente

Juliana Tibau tem vasta experiência em Recursos Humanos e Gerenciamento de Projetos. Atua na Luta pela Paz Brasil desde 2007, ONG da qual é a atual Gerente de Programas, passando a integrar o seu Conselho Diretor em 2013. Juliana Tibau é formada em Psicologia pela PUC-Rio, pós-graduada em Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e tem MBA em Gerenciamento de Projetos para Organizações Sociais pela Fundação Getúlio Vargas.

...MAIS