Recursos

Tipo

Descrição

Área

Região

Visualização

Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes e suas faces invisíveis: casos em comunidades do Município do Rio de Janeiro

Vanessa Fonseca

O objetivo desse breve artigo é promover uma reflexão sobre situações de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes- ESCCA, muitas vezes invisíveis por conta de normas de gênero que contribuem para a aceitação de um domínio masculino sobre as mulheres, reforçado pelo estimulo a uma diferença de faixa etária entre os gêneros nos relacionamentos,…
continuar lendo

‘I can do women’s work’: reflections on engaging men as allies in women’s economic empowerment in Rwanda

Henny Slegh, Gary Barker, Augustin Kimonyo, Prudence Ndolimana, Matt Bannerman

Os benefícios do empoderamento econômico das mulheres são bem conhecidos e documentados na literatura de desenvolvimento. Poucos estudos e intervenções, no entanto, têm explorado como os homens reagem ou podem ser envolvidos para reforçar essas intervenções. Este artigo apresenta uma avaliação de um projeto-piloto em Ruanda, em colaboração com o programa Village Savings and Loan…
continuar lendo

Boys and Education in the Global South: Emerging Vulnerabilities and New Opportunities for Promoting Changes in Gender Norms

Gary Barker, Ravi Verma, John Crownover, Marcio Segundo, Vanessa Fonseca, Juan Manuel Contreras, Brian Heilman, Peter Pawlak

Este artigo apresenta uma revisão de dados mundiais sobre a educação de meninos no hemisfério sul global e descobertas recentes sobre a influência da educação de meninos em suas atitudes e comportamentos em termos de igualdade de gênero. O artigo apresenta três exemplos – do Brasil, dos Balcãs e da Índia – em abordagens avaliadas…
continuar lendo

“Entre Nós”: Limites e possibilidades de ações educativas para a promoção da equidade de gênero em escolas do Rio de Janeiro e Salvador

Vanessa Fonseca, Christine Ricardo

Este trabalho propõe um debate sobre os limites e possibilidades da implementação de projetos voltados à promoção da equidade de gênero em escolas, a partir da experiência de adaptação de ferramentas  educativas criadas com esse fim – Programas H e M.

Pais e Filhas: Uma experiência de envolvimento de pais de meninas na promoção da equidade de gênero e emporamento de suas filhas

Vanessa Fonseca, Christine Ricardo

Este trabalho teve como objetivo levantar pistas sobre como a dinâmica das relações entre pais e filhas influencia o empoderamento de meninas, visando a criação de uma campanha destinada  aos pais sobre dificuldades e possibilidades de sua relação com suas filhas.

Violence against young children: What does gender have to do with it?

Gary Barker, Marcos Nascimento

Apesar de uma clara ligação entre a violência contra crianças e violência contra as mulheres, as duas questões são raramente consideradas em conjunto. Neste artigo do projeto Early Childhood Matters (Primeira Infância é Importante) da Fundação Bernard van Leer, Gary Barker e Marcos Nascimento discutem os resultados de sua pesquisa recente no Brasil e de…
continuar lendo

Questioning gender norms with men to improve health outcomes: Evidence of impact

Gary Barker, Christine Ricardo, Marcos Nascimento, Adepeju Alukoya, Carlos Santos

Este artigo descreve uma revisão de 58 estudos de avaliação de programas com homens e meninos sobre saúde sexual e reprodutiva (incluindo prevenção de HIV, tratamento, cuidados e apoio); envolvimento do pai; violência baseada em gênero; saúde materna, neonatal e infantil; e socialização de gênero de forma mais ampla.

Young people work to promote gender equality in Brazil (Entre Nós)

Christine Ricardo, Vanessa Fonseca

Entre Nós é uma campanha inovadora multimídia para envolver jovens brasileiros em reflexões críticas sobre idéias rígidas em torno de gênero e como elas influenciam suas vidas e relacionamentos. A campanha foi desenvolvida e implementada por Promundo, e um grupo de mulheres e homens jovens educadores de pares conhecidos como JPEG (Jovens pela Equidade de…
continuar lendo

Measuring Attitudes toward Gender Norms among Young Men in Brazil: Development and Psychometric Evaluation of the GEM Scale

Julie Pulerwitz, Gary Barker

Este artigo descreve o desenvolvimento e avaliação psicométrica de uma escala de vinte e quatro itens para medir as atitudes em relação às normas de gênero entre homens jovens: a Escala GEM (Atitudes Equitativas de Gênero para Homens, em português). Itens da escala sobre as normas de gênero relacionadas à saúde sexual e reprodutiva, às…
continuar lendo

Challenging and Changing Gender Attitudes among Young Men in Mumbai, India

Ravi K Verma, Julie Pulerwitz, Vaishali Mahendra, Sujata Khandekar, Gary Barker, P Fulpagare, SK Singh

Este artigo apresenta os resultados de uma intervenção piloto entre 2005 e 2006 para promover a equidade de gênero entre homens jovens de comunidades de baixa renda em Mumbai, na Índia. O projeto envolveu trabalho de sensibilização sobre gênero, sexualidade e masculinidades, e atividades educativas com 126 jovens, com idades entre 18 e 29, ao…
continuar lendo

Anterior