Notícias Promundo nº9

Na primeira edição do Promundo Notícias de 2014 trazemos uma excelente notícia: o Promundo inaugurou em Janeiro de 2014 a sua nova delegação Promundo-Europa, em Coimbra, Portugal. A criação desta delegação tem como objetivo aprofundar pesquisas sobre masculinidades e relações de gênero no atual contexto de crise econômica e financeira que a Europa vive. Conheça nossos colaboradores em Portugal na matéria “Promundo inaugura delegação na Europa”.

Lembramos no artigo de Marina Motta alguns casos de violência contra mulheres cometidos no Brasil no início do ano e chamamos a atenção para a importância da transformação de normas de gênero e do questionamento das masculinidades hegemônicas como um passo para se reduzir o número de violência contra mulheres no Brasil e no mundo.

No relatório encomendado pelo Banco Mundial ao Promundo-EUA intitulado “Igualdade de Gênero e Desenvolvimento – O envolvimento de homens e meninos na agenda das mulheres: Onde estamos e novas direções”, uma das conclusões aponta que os homens são mais propensos a cometer violência quando presenciam violência conjugal contra suas mães. Esta conclusão sugere que futuras campanhas de prevenção à violência devem se concentrar na quebra da transmissão intergeracional de normas e violência. Acesse o material sobre o tema (em inglês) aqui.

Na sessão Entrevista, trazemos uma conversa com a professora Amana Mattos sobre perspectivas de cuidado, questões de gênero e o surgimento de novas tecnologias positivas como desafios para o sistema de educação.

Trazemos notícias sobre o programa MenCare+ , que tem como objetivo promover a saúde sexual e a saúde reprodutiva de jovens e envolver homens no cuidado materno e infantil. O programa promoveu uma campanha em 9 escolas no Rio de Janeiro e teve início em mais três países no final de 2013: Ruanda, África de Sul e Indonésia.

Continuamos juntos para um 2014 mais justo e equitativo.

Boa leitura!