Notícias Promundo nº5

Na edição de janeiro do Notícias Promundo trazemos um panorama das atividades desenvolvidas por Promundo em diferentes partes do mundo no final de 2012 e início de 2013.

Apresentamos o resultado da pesquisa IMAGES (International Men and Gender Equality Survey) realizada na republica Democrática do Congo em 2012, que traz dados alarmantes sobre o uso da violência sexual e baseada em gênero neste país: 48% dos homens afirmaram ter perpetrado algum tipo de violência física baseada no gênero contra as companheiras, enquanto que 53% das mulheres declararam que tinham sido vítimas de violência por parte do companheiro.

Na sessão entrevista, trazemos o relato de Henny Slegh, representante do Promundo na região dos Grandes Lagos na África, sobre os desafios em se realizar a pesquisa IMAGES – Congo. Além de descrever sua experiência no campo, ela faz uma reflexão comovente sobre as questões éticas e morais que envolvem realizar pesquisas em contextos de conflito e extrema pobreza.

No Brasil, apresentamos a campanha de promoção à equidade de gênero no ambiente de trabalho que Promundo realizou no IEComperj, empreendimento da Petrobras junto a cerca de 1000 funcionários; e informações sobre a pesquisa sobre sensação de segurança em quatro comunidades cariocas.

O Promundo deseja que 2013 seja um ano de conquistas para a equidade de gênero e justiça social para todos.

Boa leitura!