Notícias Promundo nº11

Esta edição do Notícias Promundo traz um panorama das ações de valorização da Paternidade no Brasil que aconteceram em agosto. O Promundo esteve com parceiros na realização do VI Simpósio Paternidades, Singularidades e Políticas Públicas: Paternidade e Cuidado, onde foram discutidos alguns avanços para a institucionalização do tema nos serviços de saúde, promovendo a participação do homem na paternidade desde o pré-natal até à divisão das tarefas de cuidado dos filhos. O “Programa P: manual para o exercício da paternidade e do cuidado” foi lançado durante o evento. O manual é mais um instrumento que visa contribuir para a capacitação de profissionais de saúde para incentivar a inclusão dos homens nas unidades básicas de saúde e no acompanhamento do pré-natal, tornando esses espaços mais amigáveis aos homens. Pode ser baixado aqui.

O Promundo lançou também em agosto o livro infantil “Chutando Pedrinhas”, criado por meninas da comunidade dos Prazeres no Rio de Janeiro, que fala da educação equânime entre meninos e meninas e livre de violência.

Em agosto, Promundo e parceiros de várias partes do mundo participaram do debate virtual Google+ Hangout, co-organizado por MenCare, Aliança MenEngage e Globe Girls, que buscou compartilhar a importância do envolvimento dos homens na saúde materna, neonatal e infantil.

Ainda sobre paternidade, trazemos uma entrevista com Douglas Mendoza, coordenador regional da Aliança MenEngage, responsável pela implementação do Programa P na Nicarágua, sobre os desafios de levar a cabo essas ações no país e sobre sua experiência como pai.

Teresa Maneca Lima e Sofia José Santos, pesquisadora e coordenadora de comunicação do Promundo Europa, respetivamente, apresentam em seu artigo Paternidades e Crise Econômica: transformações e desafios, reflexões importantes sobre os avanços alcançados no campo da paternidade na Europa e como a crise econômica pode ameaçar os direitos já conquistados.

Boa leitura.