Notícias Promundo nº 2

Durante o mês de Março, quando se comemora o dia Internacional da Mulher, muitas discussões sobre a situação da mulher estiveram em pauta. O Promundo não poderia deixar de manifestar sua solidariedade à luta diária das mulheres por melhores condições de vida, pela garantia de seus direitos, pela autonomia de suas escolhas, pelo fim da violência doméstica, pela conquista da igualdade entre homens e mulheres.Tendo o engajamento dos homens em ações de promoção da equidade de gênero como uma de suas missões, o Promundo entende que a luta das mulheres deve ser também uma luta dos homens. Por nossa atuação neste campo, fomos reconhecidos como uma das organizações com maior impacto no campo de violência contra mulheres, ocupando o sétimo lugar em um ranking de 14 organizações destacadas mundialmente.

Nesta edição do Notícias Promundo contamos com  uma entrevista com a socióloga  Bárbara Soares, que fala dos avanços nas políticas para as mulheres e também aponta algumas lacunas que estão presentes na Lei Maria da Penha. O artigo Homens que cuidam aborda a importância de se desconstruir o estereótipo de que tarefas de cuidado são tipicamente femininas e da relevância da participação dos homens em todas as esferas do cuidado para que uma mudança nos padrões de gênero ocorra. O artigo apresenta os principais resultados do estudo, ainda inédito, Men Who Care (Homens que Cuidam), realizado pelo Promundo e pelo ICRW (International Center for Research on Women) como parte do projeto Men and Gender Equality Policy, em cinco países (Brasil, Chile, Índia, México e África do Sul).

Trazemos notícias do projeto de prevenção da exploração sexual realizado em comunidades do Rio de Janeiro e do encerramento das oficinas “Sensibilização sobre Gênero, Sexualidade e Saúde” que aconteceram em 36 cidades brasileiras. Na agenda, apresentamos um panorama geral das articulações e parcerias da instituição pelo mundo. Por fim, convidamos a assistir ao vídeo “História do Márcio”, realizado pela MenCare – campanha global sobre Paternidade, que o Promundo coordena em parceria com a ONG sul-africana Sonke Gender Justice e a Aliança Global MenEngage.

Boa leitura!