A ligação entre “Zero-sum gender beliefs – ZSGBs” (Crenças de gênero de soma zero) e saúde mental dos homens: Resultados do Chile e da Croácia

Zero-sum gender beliefs – ZSGBs” (Crenças de gênero de soma zero) refere-se à percepção de que o avanço dos direitos de um grupo de gênero (por exemplo, os direitos das mulheres) seria às custas dos direitos de outro grupo de gênero (por exemplo, os direitos dos homens). Embora pareça óbvio que as ZSGBs dos homens podem ser prejudiciais para as mulheres, os autores deste estudo propõem que tais crenças são, em última análise, também prejudiciais para a saúde mental dos homens. Usando modelos de equações estruturais multigrupo, este estudo transnacional testou a ligação entre ZSGBs masculinas e sofrimento psicológico.

Os resultados mostraram que as ZSGBs dos homens estavam positivamente relacionadas ao sofrimento psicológico, enquanto a satisfação do relacionamento estava negativamente relacionada ao sofrimento psicológico. As ZSGBs também foram negativamente associadas à participação em tarefas domésticas e satisfação no relacionamento, enquanto a exposição durante a infância a modelos masculinos que participaram de tarefas domésticas foi negativamente ligada às ZSGBs. Estes resultados chamam a atenção para a natureza perniciosa das ZSGBs e a necessidade de programas de equidade de gênero que incluam intervenções para reduzir as ZSGBs por parte dos homens.