Bringing together knowledge, practices and alliances: A case study of a teacher training program on gender and sexuality in Brazil

A educação em sexualidade constitui um desafio social, político e metodológico, o que implica soluções completas que englobam diversos setores da sociedade. A conexão entre educação e saúde é extremamente importante para o debate sobre sexualidade, particularmente com relação aos adolescentes e jovens. As iniciativas do governo, fruto de políticas públicas, não pode prescindir da vasta experiência acumulada por organizações da sociedade civil no ativismo e desenvolvimento metodológico das intervenções sociais. A aliança entre governo e organizações da sociedade civil é extremamente frutífera para ambos os setores, uma vez que aumenta o respectivo e cumulativo impacto. O objetivo deste artigo é analisar o curso-piloto de um projeto de desenvolvimento de capacidades para educadores profissionais em gênero e sexualidade, fundamentado na parceria entre uma organização da sociedade civil e o sistema de escola pública na cidade de Salvador, Brasil. Nossa análise irá abordar os limites, conquistas e desafios enfrentados pelo projeto, que foi implementado a fim de promover a equidade de gênero entre meninas e meninos nas escolas brasileiras.