Portal Equidade de Gênero nas Escolas (PEGE)

Pesquisa

O Portal Equidade de Gênero nas Escolas (PEGE) foi desenvolvido com base nos resultados de 10 anos de avaliações dos Programas H e M, estudos de avaliação de outras ferramentas virtuais de ensino voltadas a profissionais de educação e discussões com representantes do setor de educação.

Intervenção

O PEGE disponibiliza conteúdos e materiais educativos online para profissionais de educação implementarem atividades de forma a promover a equidade de gênero com estudantes brasileiros de escolas públicas, visando, assim, ampliar o alcance dos Programas H e M em parceria com a rede pública de educação.

 

O Portal Equidade de Gênero nas Escolas (PEGE) é um ambiente virtual de educação à distância desenvolvido pelo Promundo, que pretende sensibilizar e formar profissionais de educação sobre o tema da promoção da equidade de gênero. Após anos de intervenções e avaliações de iniciativas desenvolvidas em escolas, o Promundo buscou ampliar o alcance dos Programas H e M, desenvolvidos em 1999 em conjunto com organizações parceiras, com o objetivo de promover discussões e reflexão sobre normas de gênero com homens e mulheres. Lançado em 2011, o PEGE tornou-se a iniciativa principal do trabalho do Promundo no setor de educação no Brasil e atualmente está sendo adaptado por professores na Croácia.

O principal objetivo do PEGE é melhorar o entendimento de educadores e gestores sobre as formas através das quais as normas sociais influenciam atitudes e comportamentos relacionados à sexualidade juvenil. Desenhado em conjunto com especialistas em educação e facilitadores experientes em educação em grupo, o curso promovido pelo PEGE pretende oferecer aos profissionais que trabalham em escolas com adolescentes e jovens, ferramentas para a reflexão e realização de ações para a promoção da equidade de gênero. Disponibiliza ferramentas dos Programas H e M, traz recursos como vídeos, imagens, fóruns de debate, biblioteca virtual, além de promover a troca de experiências sobre a aplicação das ações nas escolas.

O PEGE tem dois ambientes: uma área principal onde são disponibilizadas informações sobre eventos e experiências realizadas no campo da educação e gênero e materiais educativos do Promundo; e o ambiente virtual de aprendizagem onde está disponível o conteúdo do curso online, como aulas, fóruns e materiais educativos. O curso completo, que tem a duração de seis meses, consiste em 29 aulas sobre gênero, sexualidade, saúde e cuidado, gravidez, paternidade e maternidade, e prevenção de violência, com orientações sobre como incluir estes temas na sala de aula. As aulas são disponibilizadas semanalmente no ambiente virtual e o curso possui também avaliações periódicas.

 

Programas relacionados:

  • Programa H: Dirigido a homens, o Programa H incentiva a reflexão sobre normas rígidas associadas à masculinidade e promove a transformação de papéis estereotipados relacionados com o gênero.
  • Programa M: Dirigido a mulheres, o Programa M tem foco nos papéis equitativos de gênero, no empoderamento em contextos de relações interpessoais, saúde e direitos sexuais e reprodutivos.
  • Programa D: Pensado como um complemento dos Programas H e M, o Programa D visa o combate à homofobia e a promoção da diversidade.