Journeys of Transformation

Pesquisa

Journeys of Transformation (Caminhos de Transformação) foi inspirado e baseado nos resultados da International Men and Gender Equality Survey – IMAGES (Pesquisa Internacional sobre Homens e Equidade de Gênero), entre outras pesquisas. Estes resultados demonstraram que à medida que a renda das mulheres aumenta no contexto de programas de geração de renda ou de subsistência, os conflitos entre parceiros íntimos podem aumentar e que, mesmo quando as mulheres ganham mais, elas continuam a realizar a maior parte de tarefas de cuidado não pagas.

Intervenção

Através de educação em grupo e ações de incidência política em nível comunitário no Ruanda, o programa estimula homens e casais a refletirem de forma crítica sobre tomada de decisões compartilhada e dinâmicas de poder pertinentes aos seus relacionamentos, tendo como objetivo aumentar o impacto da equidade de gênero em programas de transferência condicional de renda e microcrédito.

 

O Promundo e parceiros desenvolveram o programa Journeys of Transformation (Caminhos de Transformação) para envolver os homens enquanto parceiros no empoderamento econômico de mulheres no Ruanda. O Promundo acredita que o impacto de transferências condicionais de renda e programas de microcrédito, incluindo poupanças comunitárias e programas de empréstimo, podem ser ampliados com a inclusão de intervenções transformativas de gênero que envolvem os homens de forma proativa no apoio ao empoderamento econômico de mulheres e estimulam-nos a assumir uma parcela maior do trabalho de cuidado. A metodologia do programa emerge a partir da ideia de que, apesar de os programas de empoderamento econômico de mulheres terem benefícios importantes por si só, podem tornar-se mais eficazes na promoção da igualdade de gênero quando os homens são envolvidos de forma deliberada enquanto aliados.

O currículo de Journeys of Transformation oferece 17 atividades educativas de grupo destinadas a homens cujas parceiras participam em programas de empoderamento econômico de mulheres. Estas atividades são focadas em habilidades empresariais e negociais, processos de tomada de decisão em casal, bem-estar e saúde individual, e leis e políticas relacionadas à violência baseada em gênero.

As atividades incluídas no manual Journeys of Transformation foram desenvolvidas através de um processo de pesquisa-ação, que envolveu métodos qualitativos e quantitativos e incorporou respostas, realidades e perspectivas das beneficiárias dos programas de empoderamento econômico e seus parceiros. Foi desenvolvido em conjunto com equipe da CARE-Rwanda e com parceiros do Rwanda Men’s Resource Center (RWAMREC).

Os resultados do processo de teste no Ruanda, realizados em 2011 e 2012, revelaram a transformação de atitudes e comportamentos dos homens, levando a um maior empoderamento das mulheres. Especificamente, os resultados demonstram que o envolvimento de homens e suas parceiras nestas atividades comunitárias e discussões resultaram não só em rendas maiores, mas também numa maior participação de homens no cuidado das crianças e uma redução do número de conflitos entre os casais.

Embora tenham sido desenvolvidas no Ruanda, as atividades e abordagem são relevantes e podem ser adaptadas em outros contextos geográficos. Em 2014, iniciou-se um teste de controle de Journeys of Transformation no Burundi e espera-se que os resultados estejam prontos em 2017.

Programas Relacionados:

  • Bolsa Família e Gênero: Este programa de acompanhamento à iniciativa brasileira Bolsa Família promove o empoderamento econômico das mulheres através do engajamento dos homens como aliados na transformação de atitudes e comportamentos de gênero prejudiciais no Brasil.
  • IMAGES: A pesquisa mede as atitudes e práticas de homens – com opiniões e relatos de mulheres – em uma grande variedade de questões relacionadas à equidade de gênero.
  • Programa H: Dirigido a homens, o Programa H incentiva a reflexão sobre normas rígidas associadas à masculinidade e promove a transformação de papéis estereotipados relacionados com o gênero.