Homens em Construção: Evidências sobre Caminhos para a Equidade de Gênero (EMERGE)

Pesquisa

EMERGE visa criar uma base de dados aberta e acessível para o trabalho de promoção da equidade de gênero com meninos e homens.

Programas

Os dados e conclusões gerados a partir de EMERGE buscam servir como base para o desenvolvimento de novas intervenções e para a adaptação e ampliação das melhores práticas de envolvimento de homens em equidade de gênero.

Advocacy

Com base em EMERGE será desenvolvido um guia sobre como envolver homens e meninos em políticas focadas em equidade de gênero e transformação social, bem como em políticas de desenvolvimento mais amplas.

 

EMERGE é um projeto com duração de dois anos que visa à construção de uma base de dados, com lições aprendidas e orientações para o trabalho com meninos e homens na promoção da equidade de gênero.

Em iniciativa conjunta, Promundo, Institute of Development Studies (IDS) no Reino Unido e Sonke Gender Justice na África do Sul estão colaborando para revisar e analisar evidências existentes, registrar lições aprendidas em campo e desenvolver orientações sobre melhores práticas e políticas.

O projeto EMERGE busca descobrir o que funciona melhor para envolver homens e meninos na promoção da equidade de gênero em termos de mudança de normas sociais, bem como procura evidenciar quais estruturas e acordos institucionais sustentam ou tem o potencial de transformar normas e atitudes.

A iniciativa também prevê uma revisão de dados que incluirá avaliação crítica das tendências e mudanças estruturais relacionadas a normas sociais ao longo dos últimos 20 anos, além de apresentar programas e políticas bem sucedidas e apontar futuras direções para a promoção do apoio de homens e meninos à equidade de gênero. O resumo de evidências já destaca descobertas importantes e lições aprendidas.

Durante a fase de aprendizagem aprofundada, o projeto EMERGE irá conduzir oito estudos de caso para registrar o aprendizado de campo e realizar uma pesquisa rápida em oito regiões diferentes, para evidenciar abordagens promissoras, baseadas em evidências, de programas, políticas e instituições, bem como para explorar lacunas significantes nos dados disponíveis.

Em sua fase final, o projeto EMERGE irá apresentar lições e orientações para formadores de políticas, profissionais e ativistas. Será desenvolvido um quadro teórico, juntamente com um resumo de políticas, para oferecer orientação para a inclusão de homens e meninos em políticas focadas na equidade de gênero e transformação social, bem como em políticas de desenvolvimento mais amplas.

EMERGE é financiado pelo United Kingdom’s Department for International Development (DFID)

Mais informações sobre o projeto aqui. (Site em Inglês)

Programas Relacionados

  • IMAGES: A pesquisa mede as atitudes e práticas de homens – com opiniões e relatos de mulheres – em uma grande variedade de questões relacionadas à equidade de gênero.