Bolsa Família e Gênero

Envolvendo Homens no Empoderamento Econômico de Mulheres

Pesquisa

O Programa Envolvendo Homens no Empoderamento Econômico de Mulheres – Bolsa Família foi inspirado e baseado nos resultados da International Men and Gender Equality Survey – IMAGES (Pesquisa Internacional sobre Homens e Equidade de Gênero), que identificaram um vínculo entre rendas crescentes, participação nos programas de transferência condicional de renda e o aumento de experiências de violência.

Intervenção

A sensibilização em grupo estimula homens e mulheres a refletirem de forma crítica sobre a divisão da tomada de decisões e dinâmicas de poder em seus relacionamentos, com objetivo de aumentar o impacto da promoção da equidade de gênero por meio do programa Bolsa Família no Brasil, um dos primeiros e maiores programas de transferência condicional de renda do mundo, alcançando mais de 11 milhões de famílias.

Advocacy

Um dos resultados deste programa será a realização de recomendações políticas ao governo brasileiro e organizações internacionais sobre os benefícios de intervenções transformativas de gênero no contexto de programas de transferência condicional de renda.

Criado em 2003, o programa brasileiro Bolsa Família é um dos primeiros e maiores programas de transferência condicional de renda do mundo, com um em cada quatro brasileiros registrados. O Bolsa Família pretende eliminar a pobreza extrema e aumentar o acesso a serviços por parte das populações mais vulneráveis econômica e socialmente. As condicionalidades do programa são todas centradas nas crianças, incluindo aplicação de vacinas em dia, frequência escolar regular e realização anual de exames médicos.

O Promundo tem testado intervenções que buscam influenciar as ações do Bolsa Família, com o objetivo de possibilitar o questionamento de normas tradicionais de gênero. Por meio dessas intervenções, o impacto social e econômico do programa Bolsa Família pode ser ampliado, envolvendo homens no apoio ao empoderamento econômico das mulheres, que inclui entre outros fatores participação política, tomada de decisão e entrada no mercado de trabalho. Através de pesquisa qualitativa e quantitativa, o Promundo pretende elaborar recomendações políticas destinadas ao governo federal brasileiro e à comunidade internacional sobre os benefícios de intervenções transformativas de gênero no campo das transferências condicionais de renda.

Este projeto de pesquisa-ação, que é financiado pelo Fundo de Igualdade de Gênero da ONU Mulheres, tem duração de três anos e está sendo implementado em comunidades urbanas e rurais dos estados do Rio de Janeiro, por Promundo, e Pernambuco, por Instituto Papai. Boas práticas e lições aprendidas serão registradas e compartilhadas com o objetivo de servirem como modelo que pode ser ampliado para os demais estados brasileiros e países com políticas e programas semelhantes.

 

Programas relacionados:

  • Journeys of Transformation:  Promove o empoderamento econômico de mulheres através do envolvimento de homens enquanto aliados na transformação de atitudes e comportamentos relacionados a gênero que afetam o desenvolvimento social.