Sobre o Promundo

Fundado em 1997, Promundo é uma organização não governamental brasileira, sem vínculos institucionais com organizações estrangeiras, que atua em diversas regiões do Brasil e outros países do mundo buscando promover a igualdade de gênero e a prevenção da violência com foco no envolvimento de homens e mulheres na transformação de masculinidades.

Nossas ações buscam gerar transformações em diversos níveis, tais como intervenções em grupos com homens e mulheres, campanhas, metodologias educativas e diálogo com instituições e governos para influenciar políticas e ampliar programas que proporcionem mudanças sociais.

Atualmente, nossas metodologias já foram adaptadas por outras organizações em mais de 22 países.

Grandes organizações incluindo a Organização das Nações Unidas, o Banco Mundial, a Organização Mundial de Saúde e governos nacionais já apoiaram nossa causa, trabalhando como parceiros em nossas iniciativas ou adotando nossos programas e implementando-os em inúmeras comunidades em todo o mundo.

O Promundo é uma organização existente há 26 anos e que tem atuado junto à meninos, rapazes e homens para que estes sejam sensibilizados e se tornem aliados de meninas, moças, mulheres e população LBGTQIAP+ na redução das violências baseadas em gênero.

O Promundo vem atuando fortemente para a promoção da equidade racial trabalhando com populações negras e indígenas no processo de empoderamento, assim como com os profissionais operadores da política pública para atendimentos não racistas e que contribuam para o desenvolvimento pleno das crianças, adolescentes e famílias negras e indígenas.

O Promundo vem atuando junto a governos no Brasil e internacionalmente para o desenvolvimento de paternidades e masculinidades cuidadosas e equitativas, assim como na criação de materiais metodológicos que apoiem governos, e organizações sociais. O Promundo participa também de redes nacionais e internacionais com foco na sua missão. No Brasil e no mundo, o Promundo é reconhecido como uma organização de referência nas temáticas de Masculinidades e Paternidades, trabalhando com organismos como UNICEF, Banco Mundial e outros grandes organismos.

Nossas pesquisas, programas e ações para influenciar políticas públicas (advocacy) mostram que a promoção de noções positivas sobre o que significa ser homem ou mulher proporciona melhorias para suas vidas.

Missão

Ressignificar masculinidades e paternidades, envolvendo ativamente homens, mulheres e pessoas de outras identidades de gênero de todas as idades, grupos étnicos e a sociedade.

Visão

Contribuir para a erradicação do machismo, a igualdade e equidade de gênero e a construção de sociedades livres de violências

Valores

Equidade – Diversidade – Antirracismo – Cuidado – Decolonialidade –
Transparência – Ética – Responsabilidade Ambiental – Gestão Participativa