Nova Plataforma MenEngage é lançada na Europa Oriental e Ásia Central para envolver homens e meninos em justiça de gênero

nova-plataforma-menengage

No dia 28 de setembro de 2016, o Promundo foi parceiro no lançamento da nova Plataforma MenEngage da Europa Oriental e da Ásia Central (EOAC) (link em Inglês), que conecta profissionais em toda a região para trocar boas práticas de programas e pesquisa no envolvimento de homens e meninos em justiça de gênero e no questionamento de estereótipos de gênero prejudiciais.

Conduzida pelo Escritório Regional do UNFPA EOAC, em colaboração com a Aliança MenEngage (links em Inglês), Promundo e Escritórios de País do UNFPA, a plataforma está aberta a organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil, instituições estatais, especialistas, representantes governamentais, acadêmicos e parceiros da ONU.

A plataforma visa reunir esses diferentes atores comprometidos com o envolvimento de homens e meninos para abordar normas estereotipadas de gênero, por fim à violência contra mulheres e meninas, combater práticas prejudiciais que promovem injustiça e aumentar o acesso e a utilização dos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

A Plataforma MenEngage EOAC inclui:

  • Recursos e treinamento incluindo informações sobre estratégias bem-sucedidas de transformação de gênero implementadas na região, bem como oportunidades de capacitação de longa distância (por exemplo, webinars, eventos de treinamento e conferências).
  • Oportunidades de intercâmbio para compartilhar as melhores práticas, desafios e lições aprendidas sobre como envolver homens e meninos em programas transformativos de gênero e para receber e oferecer assistência técnica.
  • Conexões com parceiros para construir colaboração através de grupos de trabalho; para desenvolver ações e iniciativas conjuntas de campanha e incidência política (advocacy); e para ampliar as redes de atores regionais para potencializar as vozes pela justiça de gênero.

Os membros da plataforma receberão newsletters apresentando novas abordagens promissoras, poderão participar de webinars e compartilhar novas informações através do site da plataforma e de suas páginas no Facebook e Instagram.

Até o momento, a plataforma inclui membros do Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República do Quirguistão, Macedônia, Sérvia e Turquemenistão.

Sobre o lançamento:

O lançamento da Plataforma MenEngage EOAC, no dia 28 de setembro, foi organizado pelo Escritório Regional do UNFPA EOAC e apresentado via webinar. Durante o lançamento, Promundo falou sobre a importância de envolver homens e meninos em justiça de gênero e da criação da plataforma na região EOAC. A Aliança MenEngage apresentou os princípios fundamentais da plataforma, seu código de conduta e sua conexão com o trabalho global da aliança.

Assista ao lançamento em inglês abaixo:

 

Saiba mais:

Leia sobre o lançamento da Plataforma MenEngage EOAC no site do UNFPA e saiba mais sobre a iniciativa visitando o site da plataforma.

voltar ao índice